Talmex do Brasil

Fale Conosco

+55 (41) 4101-2007

SMED (Single-Minute Exchange of Die) é uma metodologia que visa reduzir o tempo de troca de ferramentas ou setups em um processo de fabricação.

Aplicar o SMED em um setup de molde de uma injetora de processo de fundição de alta pressão pode trazer melhorias significativas na eficiência do processo.

Aqui está um passo a passo para a aplicação do SMED nesse contexto:

1 . Levantamento das Atividades: Identifique todas as atividades envolvidas no processo atual de troca do molde na injetora de alta pressão. Isso inclui atividades internas (que só podem ser realizadas quando a máquina está parada) e atividades externas (que podem ser feitas enquanto a máquina ainda está em operação).

2 . Separação de Atividades Internas e Externas: Avalie as atividades identificadas e separe claramente as atividades que podem ser realizadas externamente das atividades que exigem a máquina parada. O objetivo é minimizar as atividades internas e maximizar as atividades externas.

3 . Conversão de Atividades Internas em Externas: Identifique as atividades internas que podem ser convertidas em externas. Por exemplo, se há preparação de ferramentas que pode ser feita antes da máquina parar, faça essa preparação antecipadamente.

4 . Simplificação das Atividades: Simplifique tanto as atividades internas quanto externas. Elimine etapas desnecessárias, reduza movimentos e busque formas mais eficientes de realizar cada atividade.

5 . Padronização Funcional: Padronize as ferramentas, equipamentos e processos de maneira funcional, buscando a simplicidade. Use fixadores funcionais para reduzir o tempo de ajuste.

6 . Utilização de Gabaritos Intermediários: Introduza o uso de gabaritos intermediários que facilitem o alinhamento preciso do molde. Isso reduz o tempo de ajuste e alinhamento durante a troca.

7 . Operações Paralelas: Onde possível, introduza operações paralelas. Isso envolve a realização de várias tarefas ao mesmo tempo, o que pode reduzir o tempo total do setup.

8 . Eliminação de Ajustes Após a Configuração: Certifique-se de que todas as configurações e ajustes necessários sejam feitos antes que a máquina comece a operar. Evite ajustes adicionais após a configuração inicial.

9 . Documentação do Novo Procedimento: Documente o novo procedimento de setup, incluindo todas as etapas realizadas durante o processo de troca do molde. Isso ajuda a garantir a consistência e a disseminação das melhores práticas.

10 . Iterações e Melhorias Contínuas: Repita os passos acima em várias iterações, buscando constantemente reduzir o tempo de setup. Cada ciclo de melhoria deve resultar em uma redução significativa no tempo necessário para a troca do molde.

11 . Monitoramento e Ajuste: Após implementar as melhorias, monitore o processo de troca do molde e colete dados. Identifique quaisquer desafios ou gargalos remanescentes e faça ajustes conforme necessário.

A aplicação do SMED em um setup de molde de uma injetora de processo de fundição de alta pressão pode resultar em reduções substanciais no tempo de troca, aumentando a eficiência da produção. Lembre-se de que o SMED é um processo contínuo e que deve ser iterado ao longo do tempo para aprimorar ainda mais o processo de troca e, consequentemente, a produtividade geral.

NOTÍCIAS RECENTES

× Como posso te ajudar?